SALVADO - Contemporary Design Consulting

150 anos da CARRIS


Nas voltas que a cidade dá


A Revista 150 anos Carris é um projeto de design editorial desenvolvido no âmbito da celebração do século e meio de história desta instituição tão carismática de transporte público de passageiros da cidade de Lisboa.

Uma edição especial, distribuída pelo jornal Público, que retrata as memórias da Carris a par da história da cidade de Lisboa, já que ambas se cruzam e entrecruzam, tal como as linhas de um elétrico, ao longo dos anos.

Suba a bordo deste projeto à boleia da Carris e embarque nesta viagem que tem como ponto de partida o ano de 1872 e que, página a página, nos transporta por entre ruas estreitas e avenidas emblemáticas da capital, até à atualidade.

 

2022

Uma história com princípio, meio e sem fim à vista...


É através das 78 páginas desta edição especial que o leitor se transforma em passageiro e se deixa absorver por aventuras, crónicas e curiosidades, num projeto que ilustra como a Carris nasceu, reinventou e se adaptou em função da evolução da sociedade cosmopolita de Lisboa e das necessidades dos seus passageiros que nela sobem a bordo, todos os dias, ao longo dos últimos 150 anos.

Todos a booordo...

Com o passado se escreve o futuro


A utilização de fotografias de arquivo cuidadosamente selecionadas e a criação de elementos infográficos e ilustrações desenhadas à mão, serviu de referência ao lado humano e genuíno, pelo qual a Carris sempre se pautou. A preocupação por se manter sempre próxima das pessoas, dos seus funcionários e passageiros, assim como da sociedade em geral, fizeram desta companhia uma marca indelével nos corações dos lisboetas e dos que nos visitam.

A inspiração gráfica influenciada pela simbiose entre a Carris e a cidade de Lisboa, espelha o contexto histórico da empresa. A preocupação por parte da Carris por melhorar e evoluir, são o reflexo da evolução de uma sociedade de brandos costumes de outrora que, entretanto, evoluiu, cresceu, adaptou e modernizou. Hoje, esta companhia de transportes públicos é o reflexo de uma Lisboa progressista, sempre revigorada, apaixonante e adaptada às novas tendências, nomeadamente, através da tecnologia tão enraizada nos dias de hoje.

Um projeto envolvente


A fusão entre elementos de época e elementos contemporâneos, fizeram deste projeto, uma peça de design diferenciadora, divertida, com laivos de humor, pontuada por curiosidades e saudosas histórias de outros tempos. Este projeto, quis captar a essência da Carris, refletindo os valores que a tornam numa referência em transportes públicos e que hoje cria uma forte ligação emocional com os seus passageiros.

Este projeto editorial pretende, portanto, absorver essa essência e depositá-la nas suas páginas, folha a folha, de estação em estação, para ler lentamente, como se estivéssemos a viajar ao som da sineta de um elétrico e do ruído de fundo da cidade.

Uma revista distribuída pelo jornal Público


A Revista 150 anos Carris é um produto institucional e comercial da Carris desenvolvido e distribuído em parceria com o Estúdio P (área de branded content do jornal Público), que contou com a participação de diversas figuras de proa da atual administração da Carris, bem como o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, assim como, inúmeros utilizadores e funcionários da Carris.

Esta edição é uma homenagem a um século e meio de transformação, adaptação e progresso, que consolida a Carris como parte indissociável da história e do futuro de Lisboa.



Outros projetos